Conta de luz em atraso: conheça suas opções de negociação e evite o corte de energia

Por lei, a companhia pode cortar o fornecimento de energia elétrica pelo atraso de 1 dia na conta de luz. Muitas pessoas acham que é preciso acumular mais de duas contas vencidas para ficar sem energia, mas não, esse risco é adquirido a partir do primeiro dia de atraso. 

conta de luz
Conta de luz em atraso: conheça suas opções de negociação e evite o corte de energia
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Ficar com a conta de luz em atraso pode gerar sérias consequências para o titular. Uma das mais graves é o corte no fornecimento de energia elétrica, feito por um funcionário da companhia que atende a sua região.

Além de ser constrangedor para o dono da casa, a situação é ruim porque sem energia praticamente nada funciona. Não tem como tomar um banho quente, usar o microondas, as lâmpadas, a televisão, internet por Wifi ou aparelhos eletrodomésticos. 

Como negociar as contas de luz em atraso?

Há não ser que haja um programa de renegociação de dívidas promovido pela companhia de energia elétrica, o pagamento das contas de luz em atraso não tem condições tão vantajosas.

No entanto, muitas empresas permitem que o titular da conta parcele o que está atrasado, e consiga consciliar os valores: 

Quando há um programa de negociação, o número de parcelas costuma ser maior, e ainda há desconto para quem pagar à vista. 

O que fazer se tiver corte de energia por conta atrasada?

Caso a energia elétrica seja interrompida devido a conta de luz que está atrasada, o primeiro passo é quitar os débitos e ficar em dia com a empresa. Até mesmo porque, os atrasos podem gerar inclusão do CPF do consumidor em órgãos de proteção de crédito, como Serasa.

Depois, será preciso avisar a empresa que houve o pagamento e solicitar o religue. O restabelecimento de energia vai acontecer no seguinte prazo após a companhia ser notificada:

 

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile