Consulta do IPTU 2025: veja como emitir a guia de pagamento e calcular o valor

A partir de janeiro as prefeituras municipais passam a cobrar o IPTU 2025 (Imposto Predial e Territorial Urbana). O imposto é obrigatório e aplicado sobre todos os imóveis que estão localizados dentro da área urbana, o que incluí casas, apartamentos, prédios e terrenos. 

iptu 2025
Consulta do IPTU 2025: veja como emitir a guia de pagamento e calcular o valor
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em pouco tempo deve ser disponibilizada a consulta do IPTU 2025. Normalmente, a prefeitura deixa a guia disponível para verificação e impressão cerca de um mês antes do início das cobranças. Assim, o proprietário pode se organizar financeiramente. 

Quem quiser contestar o valor também tem um prazo para isso. E pode afirmar que a prefeitura está cobrando uma quantia maior do que a deveria porque sua propriedade não tem o preço de mercado alegado, por exemplo. 

Como calcular o valor do IPTU 2025

Cada município possuí a sua própria legislação para que seja calculado o valor do IPTU 2025. É que embora exista um cálculo nacional, ele é resultado de dois pontos que são definidos pelo governo da cidade:

  • Valor de mercado do imóvel x alíquota do município = IPTU.

Para calcular o valor de mercado a prefeitura usa como referência a planta e documentos do imóvel que há em seus arquivos. Por isso, quando uma propriedade é registrada é necessário levar até a prefeitura a planta para que fique nos documentos.

Essa informação é atualizada sempre que há uma nova construção ou reforma no local. Com base nisso, o governo municipal define o valor do m² e aplica sobre o tamanho da residência.

É habitual que essa quantia seja superior em bairros melhor localizados, onde há melhor infraestrutura. Logo, quanto maior e melhor localizada a casa, mais caro será o IPTU.

Enquanto isso, a alíquota que também é definida pela prefeitura municipal pode ter peso diferente se for um imóvel comercial, predial ou residencial. 

Normalmente, o preço de mercado do imóvel é atualizado todos os anos com base na inflação. Dessa forma, o governo faz com que o valor final do imposto seja reajustado anualmente. 

Como emitir a guia de pagamento do IPTU 2025

A emissão da guia de pagamento do IPTU 2025 acontece online. Hoje muitas prefeituras já não enviam mais o carnê para o endereço dos proprietários, porque acaba economizando dinheiro nesse processo. 

Antes era comum que um carnê com vários boletos de pagamento fosse entregue via Correios, mas acabava encarecendo a entrega do documento, com impressão, e a taxa de correspondência. 

Por isso, agora cabe ao proprietário acessar o boleto do mês desejado a cada vez que for fazer um novo pagamento. 

  • Acesse o site da prefeitura municipal;
  • Procure pela opção “Impostos”, ou “Serviços para o cidadão”;
  • Em seguida, selecione a alternativa “IPTU” e clique em “Consultar”, ou “Emitir guia”;
  • Agora, preencha informações como: nome completo do dono da casa, CPF ou CNPJ, e número de inscrição imobiliária;
  • Acesse o valor do imposto, e selecione se vai pagar a guia com o valor cheio ou se fará a opção pelo parcelamento. Neste segundo caso, há possibilidade de escolher a emissão da guia do mês desejado. 

Algumas prefeituras também disponibilizam essa opção por um App específico do governo municipal, ou via WhatsApp. 

Quem não precisa pagar o IPTU 2025?

Ainda que cada município tenha sua legislação é possível fazer uma lista com os principais casos que dão direito a isenção do IPTU 2025. São eles:

  • Ser aposentado ou pensionista em condição de baixa renda;
  • Ter renda familiar de no máximo 3 salários mínimos por mês;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Igrejas;
  • Associações comerciais ou de bairro;
  • Sociedades esportivas;
  • Comunidades filantrópicas;
  • Imóveis com valor venal abaixo de R$ 150 mil a R$ 180 mil.

Regras para o imóvel

  • O imóvel deve estar em nome do cidadão que tem direito a isenção;
  • O imóvel não pode ser usado para outros fins que não o residencial;
  • O cidadão que tem direito a isenção deve morar no imóvel.

Atenção! É preciso fazer o pedido da isenção do IPTU 2025 dentro do prazo. Para conseguir o fim da cobrança no ano que vem o ideal é já procurar os canais da prefeitura a partir de novembro para não correr o risco de perder a data limite. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com