O pagamento do 13º salário para quem é aposentado ou pensionista do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já passou. Esse público não vai receber o abono no fim do ano, como os demais. Agora, eles aguardam a liberação do benefício no ano que vem.
Os segurados do INSS já tiveram a antecipação do 13º salário nos meses de abril e maio. O objetivo do governo é aquecer a economia do país ao liberar esse montante mais cedo, estimulando que esse público gaste mais e coloque o dinheiro pra girar.
Por lei, quem é aposentado, pensionista, ou está recebendo um benefício temporário da Previdência Social, precisa receber a primeira parcela em agosto e a segunda até novembro. Mas, desde 2020 os dois pagamentos têm sido adiantados para o primeiro semestre do ano.
Quando é pago o 13º salário dos aposentados do INSS?
A data de pagamento do 13º salário para os aposentados e pensionistas vai depender do regime previdenciário.
Por exemplo, os segurados da Camprev, ligada aos servidores da cidade de Campinas, receberam o benefício em julho.
Funciona assim:
- Segurados do INSS: por lei, deveriam receber a 1ª parcela em agosto e a 2ª em novembro;
- O governo Lula deve manter o adiantamento em 2025, permitindo que o valor seja pago em abril e maio.
Os trabalhadores recebem a primeira parcela até 30 de novembro, e a segunda até 20 de dezembro.
Como antecipar o 13º salário dos aposentados do INSS?
A única forma de conseguir a antecipação do 13º salário para os aposentados é de forma privada. Este caso funciona como um tipo de empréstimo feito nos bancos.
O passo incluí:
- O aposentado pede a antecipação do 13º salário no banco onde já recebe o seu salário;
- O banco calcula quanto o cidadão tem direito de receber, e paga um valor aproximado, com desconto pelos juros do adiantamento;
- Na data em que a Previdência fizer o depósito do 13º o banco recebe a quantia no lugar do aposentado, como forma de pagamento pelo crédito.