Passo a passo para inscrição no Minha Casa Minha Vida: guia completo para novos beneficiários

Apesar da popularidade do Minha Casa Minha Vida, muitas pessoas ainda desconhecem o processo para participar do programa. Com a retomada da iniciativa, houve atualizações nas faixas de renda e em outras diretrizes, ampliando as oportunidades para os brasileiros.

Passo a passo para inscrição no Minha Casa Minha Vida: guia completo para novos beneficiários. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Para ajudar a entender as mudanças, este conteúdo reúne informações essenciais sobre o Minha Casa Minha Vida. Veja como o programa funciona, quais são os requisitos e os documentos necessários para se inscrever.

Como funciona o Minha Casa Minha Vida?

O programa MCMV foi criado pelo Governo Federal para facilitar a aquisição da casa própria por famílias que ainda não têm imóvel. Ele oferece planos de financiamento ajustados de acordo com a renda dos beneficiários.

Em fevereiro de 2023, o MCMV foi relançado, iniciando a entrega de 2.745 novas unidades habitacionais e substituindo o programa anterior, Casa Verde e Amarela. Com o objetivo de expandir a oferta habitacional, a meta é contratar até 2026 mais dois milhões de moradias.

Os beneficiários que atendem aos critérios do programa podem aproveitar taxas de juros reduzidas. Além disso, famílias de baixa renda recebem subsídios, que consistem em descontos no valor do imóvel, ajudando a diminuir o valor a ser financiado.

Faixas de renda do Minha Casa Minha Vida 

Faixas urbanas:

Faixas rurais:

Requisitos do Minha Casa Minha Vida

Etapas de aquisição do Minha Casa Minha Vida

Solicitação do Minha Casa Minha Vida 

Para famílias da Faixa 1:

Critérios de Validação para a Faixa 1:

Para as famílias inseridas na Faixa 2 e na Faixa 3:

Documentos necessários para validação do Minha Casa Minha Vida:

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile