Na última segunda-feira (28) houve um erro no App da Caixa Econômica Federal que acabou prejudicando milhares de pessoas. Quem queria utilizar os serviços online para o pagamento de contas, acabou se deparando com a inatividade do sistema.
De acordo com o portal DownDetector às 14h17 de segunda-feira (28), havia 1.699 registros de instabilidades com os sistemas da Caixa. Esse site monitora problemas de funcionamento de serviços digitais, e ajuda a entender se o problema é isolado ou em massa.
Isso porque, o App da Caixa pode falhar por falta de conexão com a internet, por algum vírus que se instalou pelo celular, ou por um problema com o aparelho. Mas, quando várias pessoas começam a relatar o mesmo erro, percebe-se que o impecilho é culpa do sistema do banco.
Erros de acesso no App da Caixa atrapalham usuários
O portal DownDetector mostrou que muitas pessoas estavam sem conseguir acessar o App da Caixa desde as 07h da manhã. Muitos relataram que a instabilidade começou depois que o aplicativo foi atualizado, e que a partir disso todos os serviços ficaram suspensos.
Algumas queixas registradas no site de registro de instabilidade indicavam que:
- Não era possível fazer transferências via PIX ou entre contas do mesmo banco;
- Ao tentar fazer login no App, algumas pessoas recebiam a mensagem de que estavam com login ou senha incorreto;
- O App também pedia que o usuário verificasse sua conexão, como se o problema fosse com o acesso a internet.
As reclamações também foram compartilhadas na rede social X.
O que fazer se o App da Caixa não funcionar?
Na manhã de terça-feira (29) poucos usuários ainda relatavam no DownDetector que estavam com problemas de acesso ao App Caixa, o que indica que o sistema já estava se reestabilizando.
Caso passe por alguma situação como essa, a recomendação é:
- Tentar acessar o App com os dados móveis (3G, 4G, 5G) e não por Wifi;
- Atualizar o App;
- Aguardar o retorno da estabilidade do sistema;
- Usar o cartão de débito para as compras;
- Fazer o saque do dinheiro em caixa eletrônico.