Governo se pronuncia sobre pane no sistema de pagamento do bolsa família e perda dos saques

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) emitiu um comunicado desmentindo rumores sobre uma suposta pane no sistema de pagamento do Bolsa Família.

Governo se pronuncia sobre pane no sistema de pagamento
do bolsa família e perda dos saques. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o site do Governo Federal, informações falsas têm circulado nas redes sociais, principalmente no Pará, alertando os beneficiários sobre uma possível interrupção dos pagamentos e incentivando-os a sacar todo o valor disponível. Com isso, o governo garante que essas informações são falsas e que não há nenhum problema com o sistema.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Bolsa Família, confira.

O que está acontecendo?

A origem desses rumores pode estar relacionada à unificação dos calendários de pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás em diversos municípios brasileiros, incluindo 140 no Pará. Essa medida, adotada pelo MDS, tem o objetivo de facilitar o acesso ao benefício para as famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente em regiões afetadas por eventos climáticos.

Os valores estão sendo antecipados para amenizar as consequências da seca que atinge o estado do Pará. Além disso, os valores estão disponíveis para saque ao longo dos próximos seis meses, sem a necessidade de sacar todos os recursos imediatamente.

Por que essas informações são falsas?

  • O MDS investiu significativamente em tecnologia para fortalecer o CadÚnico e garantir a segurança dos pagamentos;
  • Os beneficiários podem receber seus valores conforme o calendário estabelecido;
  • Ao concentrar os pagamentos em um único dia, as famílias podem receber o valor mais rapidamente.

O que os beneficiários devem fazer?

  • Verifique a procedência de qualquer notícia antes de compartilhá-la;
  • Para obter informações sobre o Bolsa Família, consulte o site do MDS ou entre em contato com a Ouvidoria pelo Disque Social 121;
  • Garanta que seus dados cadastrais no CadÚnico estejam sempre atualizados.