Brasileiros que usam o PIX são surpreendidos com mudanças drásticas a partir desta semana

O Pix, o sistema de pagamentos instantâneos que revolucionou a forma como os brasileiros realizam transações financeiras, passará por mudanças significativas a partir de novembro. Confira mais detalhes sobre as mudanças no vídeo abaixo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

De acordo com matéria do G1, a principal novidade tem o objetivo de fortalecer a segurança e proteger os usuários contra fraudes. A partir da próxima semana, o Banco Central estabelecerá um limite inicial de R$200 por operação e R$1.000 por dia para transações realizadas em novos dispositivos (celulares ou computadores) ou por usuários que estão utilizando o Pix pela primeira vez.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre as mudanças no PIX, confira.

Por que essa mudança?

A medida tem como objetivo dificultar a ação de criminosos que, ao obterem acesso às contas de usuários, realizavam grandes transferências antes que as vítimas percebessem a fraude. Com o limite inicial, os golpistas terão mais dificuldade para retirar grandes quantias das contas rapidamente.

Como funciona na prática?

Para realizar transferências acima do limite inicial, o usuário deverá cadastrar o novo dispositivo no aplicativo de seu banco. Essa etapa adicional serve como uma camada extra de segurança, garantindo que apenas o titular da conta autorize transações de maior valor.

Outras novidades

Além do limite inicial, o Banco Central também implementará outras medidas para fortalecer a segurança do Pix:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile