Brasileiros que usam o PIX são surpreendidos com mudanças drásticas a partir desta semana

O Pix, o sistema de pagamentos instantâneos que revolucionou a forma como os brasileiros realizam transações financeiras, passará por mudanças significativas a partir de novembro. Confira mais detalhes sobre as mudanças no vídeo abaixo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

De acordo com matéria do G1, a principal novidade tem o objetivo de fortalecer a segurança e proteger os usuários contra fraudes. A partir da próxima semana, o Banco Central estabelecerá um limite inicial de R$200 por operação e R$1.000 por dia para transações realizadas em novos dispositivos (celulares ou computadores) ou por usuários que estão utilizando o Pix pela primeira vez.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre as mudanças no PIX, confira.

Por que essa mudança?

A medida tem como objetivo dificultar a ação de criminosos que, ao obterem acesso às contas de usuários, realizavam grandes transferências antes que as vítimas percebessem a fraude. Com o limite inicial, os golpistas terão mais dificuldade para retirar grandes quantias das contas rapidamente.

Como funciona na prática?

Para realizar transferências acima do limite inicial, o usuário deverá cadastrar o novo dispositivo no aplicativo de seu banco. Essa etapa adicional serve como uma camada extra de segurança, garantindo que apenas o titular da conta autorize transações de maior valor.

Outras novidades

Além do limite inicial, o Banco Central também implementará outras medidas para fortalecer a segurança do Pix:

  • Consulta a base de dados de contas fraudadas: os bancos poderão consultar uma base de dados do Banco Central com informações sobre contas suspeitas de envolvimento em fraudes. Isso permitirá bloquear transações para contas que apresentem indícios de irregularidades;
  • Fim de links e e-mails: os bancos não solicitarão informações pessoais ou bancárias por e-mail ou SMS. O cadastro de novos dispositivos deve ser feito exclusivamente através dos aplicativos bancários.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.