BPC ou aposentadoria por invalidez? Veja qual o benefício mais adequado para você

O INSS é o responsável pelo pagamento do BPC e da aposentadoria por invalidez. Muita gente não sabe, mas um desses benefícios é na verdade responsabilidade de órgão federal. Por isso as regras são diferentes e o pagamento também. Entenda agora o que isso significa.

O INSS paga diversos benefícios, entre eles o BPC e a aposentadoria por invalidez. Eles atendem públicos diferentes, o que significa que as regras também não são iguais. Veja agora qual dos dois atende melhor ao seu perfil.

Lembrando que os dois benefícios podem ser pagos de forma prolongada e em ambos o Instituto pode adotar revisões, como vem fazendo, para garantir o cumprimento das regras e a continuidade.

Diferenças entre o BPC e a aposentadoria por invalidez

BPC ou aposentadoria por invalidez? Veja qual o benefício mais adequado para você
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O quadro abaixo foi elaborado pela equipe do FDR com informações oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social:

BPC Aposentadoria por Invalidez
É benefício previdenciário? Não, o INSS apenas paga o BPC, a sua gestão é responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome (MDS) Sim, o Benefício por Incapacidade Permanente é um benefício da Previdência Social.
Quem pode receber? Pessoas com mais de 65 anos ou com deficiência, desde que tenham renda mensal de até ¼ do salário mínimo (R$ 353) e estejam inscritos no CadÚnico. Segurado que esteja doente e totalmente incapaz de seguir trabalhando, mesmo após passar pela reabilitação profissional.
Carência Não é necessário ter contribuído ao INSS 12 meses de contribuição
Tem direito ao 13º salário? Não Sim
Deixa pensão por morte? Não Sim
Valor do benefício Um salário mínimo, ou seja, em 2024, o BPC tem o valor de R$ 1.412 Valor calculado a partir de 60% do salário de contribuição do segurado.
O beneficiário pode trabalhar? Sim, a pessoa com deficiência que recebe o BPC pode trabalhar e seguir recebendo o benefício. Mas, o valor será reduzido. Não, caso o segurado retorne ao mercado de trabalho a aposentadoria será cancelada.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica sobre o Auxílio-Inclusão pago quando o segurado do BPC entra no mercado de trabalho.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile