Vai viajar? Descubra como usar o saldo do FGTS para economizar na passagem aérea

Foi autorizado um novo destino para o saldo disponível na conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Agora, os trabalhadores que têm viagem planejada poderão usar uma parte do dinheiro em caixa para pagar o pacote de turismo ou a passagem aérea. 

fgts
Vai viajar? Descubra como usar o saldo do FGTS para economizar na passagem aérea
(Foto: FDR)

Para conseguir usar o saldo do FGTS em viagens é preciso optar pelo saque-aniversário. Nesta modalidade, contrária ao saque-rescisão, o trabalhador pode receber uma parte do seu Fundo de Garantia uma vez por ano. 

Também existe a possibilidade de antecipar as parcelas, por exemplo, o que seria recebido em 5 anos é liberado de uma única vez, mas com redução pelas taxas de juros. Funciona como um empréstimo consignado, por isso há cobrança de juros e precisa de um banco. 

Ao solicitar o adiantamento do saque-aniversário do FGTS o trabalhador pode escolher por usar esse dinheiro para compra de passagens aéreas, ou pacotes de turismo. Hoje, existem duas companhias aéreas que liberam essa opção, e uma agência de viagem. 

Usar saldo do FGTS na compra de passagens aéreas 

Atualmente, são duas companhias aéreas que liberam a compra de passagens com a antecipação do saque-aniversário do FGTS:

  • Gol;
  • Azul. 

Para conseguir fazer a antecipação é preciso que haja no mínimo R$ 300 disponíveis na conta do Fundo de Garantia.

A partir disso, o trabalhador precisa autorizar a antecipação no App do FGTS, permitindo que o banco Digio, que efetua a transação, consulte o seu saldo. 

  • Abra o App do FGTS e faça login;
  • No menu procure por “Autorizar bancos a consultar meu saldo”;
  • Agora, escolha “Empréstimo saque-aniversário”;
  • Digite no campo de busca por “Digio” e insira esse banco na sua lista de instituições autorizadas a consultar seu saldo;
  • Confirme. 

Em seguida, o pedido para usar o saque-aniversário na compra da passagem aérea é feita direto no site da companhia. 

Usar saldo do FGTS em agência de viagem 

A CVC permite a antecipação do saldo do FGTS para compra de pacote de turismo, o que incluí: hotel, passagem aérea, e pode ter como adicional translado e outros. 

O banco Digio também é o parceiro da CVC para o adiantamento das parcelas. Será possível adiantar até 3 parcelas do saque-aniversário para a compra do pacote. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com