Eleições 2024: aprenda a justificar o voto no segundo turno

Realizado neste domingo (27), o segundo turno das eleições municipais brasileiras deverá reunir diversos eleitores. No entanto, alguns dos eleitores não poderão participar da votação deste domingo. Para esse grupo, é essencial que os eleitores realizem a justificativa da ausência durante a votação.

Eleições 2024: aprenda a justificar o voto no segundo turno. (Imagem: Divulgação)

 

O procedimento é essencial para quem tem a obrigação de comparecer ao segundo turno. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o voto é obrigatório para os cidadãos que têm idade entre 18 e 70 anos. Atualmente, o procedimento pode ser realizado online, garantindo maior praticidade para os eleitores.

Vale lembrar que, segundo o Jornal O Globo, a ausência de justificativa pode gerar consequências para o eleitor. Isso porque, caso não esteja em dia com a Justiça Eleitoral, ele não poderá emitir documentos como passaporte ou carteira de identidade, por exemplo.

Além disso, caso ele seja funcionário público, também será poderá de receber salários. Outro impedimento é referente a participação de concorrência em órgãos públicos. Caso precise, ele também não poderá realizar a solicitação de empréstimos em bancos estatais como a Caixa Econômica Federal. Por isso, é essencial realizar a justificativa do voto.

Saiba como realizar a justificativa do voto no segundo turno das eleições 2024:

Confira mais informações sobre as eleições de 2024 neste link.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile