Anel anuncia contas de luz mais BARATAS em todo o país a partir de novembro

Prepare-se para economizar na sua conta de luz! A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou uma ótima notícia para os consumidores brasileiros: a bandeira tarifária para o mês de novembro será amarela. Isso significa que a conta de luz ficará mais barata em relação aos últimos meses.

Anel anuncia contas de luz mais BARATAS em todo o país
a partir de novembro. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com a Agência Gov, a mudança para a bandeira amarela se deve à melhora das condições de geração de energia no país. Com o aumento do volume de chuvas e a consequente recuperação dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, houve uma redução no custo de produção de energia.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre energia, confira. Entenda mais também sobre a tarifa social de energia no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

O que significa a bandeira amarela?

A bandeira amarela indica que as condições de geração de energia são favoráveis, mas ainda exigem atenção. Isso significa que os consumidores devem continuar economizando energia, evitando desperdícios e adotando hábitos mais sustentáveis.

Com a bandeira amarela, a cobrança adicional por kWh consumido será menor em comparação com a bandeira vermelha. Em outras palavras, sua conta de luz ficará mais leve no bolso.

Por que a bandeira tarifária muda?

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para refletir os custos variáveis da geração de energia. Ou seja, o valor da sua conta de luz varia de acordo com as condições de geração, como a quantidade de chuva e a necessidade de acionar usinas termelétricas.

Como economizar energia?

Mesmo com a bandeira amarela, é importante continuar economizando energia. Algumas dicas simples podem fazer a diferença:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile