Outubro Rosa: mulheres que já enfrentaram câncer de mama conquistam isenção do Imposto de Renda

A isenção do Imposto de Renda é garantida a aposentados, pensionistas e militares reservistas diagnosticados com câncer de mama, mesmo que já estejam curados. Esse direito, assegurado por lei desde 1988, alivia o peso financeiro para quem passou por essa condição de saúde.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Paraná deve registrar cerca de 36.900 novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025, totalizando mais de 110 mil casos até o fim de 2025. A isenção do Imposto de Renda também se aplica a pessoas com qualquer tipo de câncer maligno e a pacientes com outras 14 doenças graves.

Doenças que liberam a isenção do Imposto de Renda 

Como solicitar a isenção do Imposto de Renda?

Conforme apurado pelo G1, para obter a isenção do Imposto de Renda, é necessário apresentar documentos médicos que comprovem a doença, como laudos, atestados ou relatórios. Esses documentos são essenciais para validar o pedido.

Segundo Jackeline, o processo de solicitação da isenção do Imposto de Renda pode ser feito de forma judicial ou administrativa. Isso significa que o beneficiário pode optar por contratar um advogado ou realizar o pedido diretamente na fonte pagadora, como o INSS.

Ela recomenda que o processo seja conduzido por um profissional, garantindo, assim, que o beneficiário tenha direito à isenção vitalícia e aos pagamentos retroativos, se aplicável.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile