Idosos têm alívio financeiro com a isenção de certas dívidas; saiba quais são

Existem dois tipos de direitos dos idosos em relação a isenção: o direito de não pagar determinadas contas, produtos ou serviços; e o direito de não pagar juros e multas que aumentam as suas dívidas. São situações diferentes, mas benéficas para o cidadão. 

isenção idosos
Idosos têm alívio financeiro com a isenção de certas dívidas; saiba quais são
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O alívio financeiro dos idosos pode vir por meio da Lei do Superendividamento, em que é possível conseguir um acordo da dívida com condições mais vantajosas. Ou ainda, a isenção em serviços, produtos e impostos devido a idade do cidadão. 

Como funciona a Lei do Superendividamento para idosos

Pela Lei do Superendividamento, os idosos com mais de 60 anos e qualquer outro consumidor tem a garantia de um mínimo existencial. Um valor que precisa restar dentro do orçamento do cidadão, mesmo fazendo o acordo de dívidas, para que consiga sobreviver. 

Ao negociar os débitos que estão pendentes em seu nome, o valor da parcela não pode comprometer os 25% da subsistência do consumidor, que é chamado de mínimo existencial. 

O idoso tem direito de conseguir condições mais vantajosas para negociar seus débitos da seguinte forma:

Isenção de serviços e produtos para idosos

São garantidos os seguintes benefícios de isenção, ou redução de valor, para os idosos que possuem mais de 60 anos de idade:

Viagens em ônibus 

Remédios de uso contínuo

Emissão da CNI (Carteira Nacional de Identificação)

Eu dou todos os detalhes de como emitir o documento nesta matéria.

Eventos privados, shows, cinema e centros culturais

IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile