BPC com um novo salário? Governo dá dicas sobre futuros reajustes em 2025

Pode comemorar o valor do BPC vai ser reajustado, a informação foi confirmada pelo governo federal. O novo valor ainda não será depositado neste mês, mas cai nas contas em breve. Confira de quanto será esse aumento e quando você vai receber.

O BPC é pago a partir do salário mínimo, isso significa que se o piso nacional é reajustado, o benefício também é. Para 2025 o governo já divulgou o novo salário mínimo que deve começar a valer a partir do começo do próximo ano.

O novo valor já está incluído no Proposta do Orçamento de 2025, divulgado pelo governo federal.

Valor do BPC em 2025

BPC com um novo salário? Governo dá dicas sobre futuros reajustes em 2025 
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
  • No começo de setembro o governo federal divulgou o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025, enviado ao Congresso Nacional em agosto.
  • De acordo com o texto o salário mínimo de 2025 terá o valor de R$ 1.509.
  • O novo valor representa um aumento de R$ 97 em relação ao piso nacional atual, ou 6,87%.
  • Esse percentual representa 3,82% dados pela variação estimada para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e 2,91% de aumento real a partir do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023.
  • O valor ainda é uma estimativa porque considera o INPC dos últimos 12 meses, que ainda será encerrado em novembro de 2024
  • Esse valor foi divulgado pelo próprio governo como uma estimativa, mas ainda precisa ser confirmado após a divulgação da inflação acumulada dos últimos 12 meses, o que só vai acontecer em novembro.

Clique aqui para conferir a projeção dos valores de todas as faixas dos benefícios do INSS para o próximo ano.

Quem pode receber o BPC?

  • O Benefício de Prestação Continuada é pago aos idosos com mais de 65 anos e às pessoas com deficiência, com renda familiar de até ¼ do salário mínimo por pessoa.
  • Para recebê-lo não é necessário contribuir com o INSS, por outro lado, os titulares devem estar inscritos no CadÚnico.

Segundo a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, o governo divulgou uma cartilha com instrução para os idosos que desejam continuar recebendo o BPC, confira mais informações.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.