Neste domingo (27), os eleitores de diversas cidades brasileiras vão às urnas para o segundo turno das eleições. Este é o momento decisivo para escolher os prefeitos de cada cidade e é fundamental que os cidadãos estejam preparados para exercer o direito ao voto de forma consciente e informada.
Vale lembrar que no momento de votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, como RG, CNH ou passaporte, além do título de eleitor, que pode ser substituído pelo aplicativo e-Título. Caso o eleitor não esteja com o título físico, o app, se já validado, também serve como identificação.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o segundo turno das eleições, confira. Não vai conseguir comparecer ao segundo turno? Saiba como realizar a justificativa do voto no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.
Local de votação
Para evitar imprevistos no dia da votação, é importante que cada eleitor verifique seu local de votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um sistema de consulta online. Basta acessar o site oficial do TSE ou o aplicativo e-Título e informar os dados de identificação para confirmar a seção e o local de votação. Também é possível fazer a consulta por meio do Disque-Eleitor, telefone disponibilizado pelo TRE de cada estado.
Horário de votação
O horário de votação para o segundo turno das eleições permanece das 8h às 17h, respeitando o horário local. É importante lembrar que os eleitores que estiverem na fila até o horário de encerramento ainda terão o direito de votar.
Obrigatoriedade do voto
É importante lembrar que o voto no Brasil é obrigatório para todos os cidadãos alfabetizados entre 18 e 70 anos. Quem não comparecer às urnas terá que arcar com uma multa para cada turno em que se ausentar.
Segundo a Resolução nº 23.659/2021 do TSE, o valor da multa neste ano é de R$ 3,51 por turno.