Restituição do Imposto de Renda 2024: Receita Federal acaba de liberar consulta ao 1º Lote Residual

Mais de 264 mil pessoas vão receber a Restituição do Imposto de Renda 2024 neste primeiro Lote Residual. A consulta foi aberta às 10h desta quinta-feira, 24, e pode ser feita pela internet. Veja como consultar agora mesmo.

A Receita Federal deu início aos lotes residuais, eles são voltados aos contribuintes que tinham apresentado alguma pendência na declaração. Após as correções necessários a Restituição do Imposto de Renda 2024 pode ser recebida.

1º lote residual da Restituição 2024

Restituição do Imposto de Renda 2024: Receita Federal acaba de liberar consulta ao 1º Lote Residual
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Receita fará o pagamento de 264.602 restituições, com investimento de R$ 700.000.000,00 (setecentos milhões de reais), sendo R$ 373.499.468,54 para contribuintes que possuem prioridade legal. Serão contemplados neste primeiro lote residual:

  • 6.416 idosos acima de 80 anos;
  • 46.689 contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • 5.219 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave;
  •  14.661 cidadãos que têm o magistério como principal fonte de renda.

Além de outros 126.824 contribuintes que receberam a prioridade por terem utilizado a Declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.

São 53.433 restituições para contribuintes não prioritários. Além disso, 11.360 contribuintes foram incluídos no grupo prioritário em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS). Os pagamentos serão feitos no próximo dia 31 de outubro.

Consulta ao Lote Residual da Restituição 2024

  • Os contribuintes que entregaram a Declaração neste ano e ainda não receberam a restituição devem fazer a consulta virtual.
  • Ela é feita através do site oficial da Receita Federal, após acessar clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
  • O contribuinte que identificar pendencias pode fazer a retificação da declaração, procedimento necessário para liberar a restituição.
  • A Receita também disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica como fazer a retificação e corrigir as informações enviadas para a Receita Federal.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.