Em um evento em São Paulo no último dia 21, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, comentou que a instituição não tem o intuito de diminuir a circulação do dinheiro de papel no Brasil. Ele destacou que, embora o BC não tenha a intenção de eliminar o uso de cédulas, a diminuição do dinheiro físico é uma tendência natural impulsionada pelos avanços tecnológicos.
Campos Neto também comentou que ainda há uma parcela significativa da população, especialmente das classes D e E, que recebe salários em espécie. No entanto, com a popularização do Pix, esses grupos têm se inserido cada vez mais no sistema bancário, facilitando a transição para formas digitais de pagamento.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre dinheiro, confira
Pix para pagamentos
O Pix é um o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, que revolucionou a forma como realizamos transações financeiras no Brasil. E, para se manter sempre atualizado, a instituição vai lançar novas funcionalidades para o Pix como, por exemplo, o pix por aproximação e a possibilidade de realizar agendamentos de pagamentos via Pix.
Essa modalidade de pagamento instantâneo, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferece praticidade, segurança e agilidade para milhões de brasileiros.
Para utilizar o Pix, você precisa cadastrar suas chaves Pix no aplicativo do seu banco. As chaves podem ser:
- Chave aleatória;
- Chave CPF/CNPJ;
- Chave telefone;
- Chave e-mail;
- Chave aleatória + texto.
Drex
O Drex é a versão digital da moeda brasileira, o Real. Ele será emitido e regulamentado pelo Banco Central e poderá ser utilizado para realizar pagamentos, transferências e outras operações financeiras de forma eletrônica.
Ele será armazenado em carteiras digitais, que poderão ser acessadas através de aplicativos em smartphones ou outros dispositivos. Para realizar uma transação, basta transferir o Drex de uma carteira para outra, utilizando um sistema de pagamento seguro.