O calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem início nesta sexta-feira (25). Pelo menos 40 milhões de pessoas terão acesso a algum benefício previdenciário, ou assistencial pago pela Previdência Social neste mês.
É tradicional no calendário do INSS que os depósitos tenham início na última semana do mês, e terminem apenas na primeira semana do mês seguinte. Nos primeiros cinco dias o valor liberado é exclusivamente igual ao salário mínimo do país, isto é, o piso previdenciário.
Na semana seguinte tanto os benefícios de valor igual ao piso, que são pagos para cerca de 65% do total de segurados, como os salários que vão até o teto serão depositados no mesmo período.
O cronograma também é organizado com base no final do número de benefício do segurado, impresso no cartão de saque e que é usado para identificar o salário.
Calendário de pagamentos do INSS para outubro
A partir do dia 25 de outubro tem início um novo ciclo de pagamentos do INSS, sendo depositado o salário referente ao mês atual. Na semana seguinte, quando começa novembro, o cronograma finaliza com os últimos grupos.
Para quem recebe até um salário mínimo:
- Final 1 do cartão: 25 de outubro;
- Final 2 do cartão: 28 de outubro;
- Final 3 do cartão: 29 de outubro;
- Final 4 do cartão: 30 de outubro;
- Final 5 do cartão: 31 de outubro;
- Final 6 do cartão: 1º de novembro;
- Final 7 do cartão: 4 de novembro;
- Final 8 do cartão: 5 de novembro;
- Final 9 do cartão: 6 de novembro;
- Final 0 do cartão: 7 de novembro.
Para quem ganha mais de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6 do cartão: 1º de novembro;
- Finais 2 e 7 do cartão: 4 de novembro;
- Finais 3 e 8 do cartão: 5 de novembro;
- Finais 4 e 9 do cartão: 6 de novembro;
- Finais 5 e 0 do cartão: 7 de novembro.
Valor liberado no pagamento do INSS
Para consultar o valor do pagamento do INSS, e a data exata que o dinheiro caí na conta, o segurado pode fazer a consulta pelo App Meu INSS. Basta procurar por “Extrato de pagamentos”.
A quantia paga ficará entre:
- Mínimo: R$ 1.412,00;
- Máximo: R$ 7.786,02.