Responsável por atender milhões de aposentados e pensionistas de todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou nesta semana o processo de escolha dos novos bancos que realizarão o pagamento dos segurados. O processo, chamado de leilão da folha de pagamento, foi iniciado nesta terça-feira (23).
De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, a medida é realizada com o objetivo de possibilitar a escolha das instituições financeiras que atuarão em conjunto com o INSS entre os anos de 2025 e 2029.
Os bancos escolhidos serão responsáveis pela liberação do pagamento e de outras atividades relacionadas ao crédito do INSS como o consignado, por exemplo.
Entenda como acontece o leilão do INSS:
- Durante o certame, o órgão escolhe as instituições que realizam melhores ofertas;
- Isso também garante um benefício para aposentados e pensionistas que poderão contar com melhores taxas nos bancos selecionados;
- Por questões administrativas, o leilão precisou ser suspenso na noite desta terça-feira (22);
- No entanto, a expectativa é de que ele seja retomado já na tarde desta quarta (23);
“O INSS explica que a suspensão da sessão do pregão nesta terça-feira (22) se trata de uma suspensão administrativa. Na quarta-feira será retomada. É praxe ocorrer. Até porque a liminar é uma medida precária e não definitiva”, afirmou o INSS por meio de nota.
- Quando o leilão for encerrado, os aposentados e pensionistas poderão saber em quais bancos deverão receber os pagamentos nos próximos anos;
- Além disso, o leilão também determina que o banco escolhido inicialmente pelo aposentado deverá fornecer exclusivamente o serviço de crédito consignado;
- No entanto, essa exclusividade terá um limite de 90 dias;
- Após esse prazo, o aposentado ou pensionista ganhará o direito de realizar a operação também em outros bancos conveniados ao INSS.
Confira outras informações sobre os pagamentos do INSS neste link.