Cinco estratégias para aumentar as vendas na Black Friday 2024 e faturar mais

A Black Friday 2024 é um momento de grande interesse para os consumidores, que vão em busca de melhores condições de compra, mas também pode ser vantajoso para o empreendedor. Usando as estratégias certas ele consegue aumentar os seus lucros.

Uma pesquisa feita pela distribuidora brasileira de tecnologia Rcell, com dados das principais varejistas regionais de 13 estados do país, mostrou que 75% deles estão se preparando para a Black Friday 2024 há meses de antecedência. 

A Shoppe, por exemplo, inaugurou um novo modelo de centro de distribuição, na região metropolitana de São Paulo. A ideia é conseguir aumentar as vendas durante o período da campanha promocional. 

Agenda da Black Friday para 2024

Seguindo uma tendência norte americana, o país adotou esse dia de promoção como forma de fomentar o comércio local. A primeira edição da Black Friday no Brasil aconteceu em 2010. 

Desde então, nenhuma empresa é obrigada a seguir essa tendência, e há quem se isente do compromisso de ofertar uma grande promoção nesta data. No entanto, devido a concorrência, muitos enxergam que este é o momento de oferecer o seu melhor desconto. 

Como a ideia de acompanhar os costumes norte americanos deu certo,a Black Friday segue a mesma data que os Estados Unidos e oferece o dia promocional na: última sexta-feira do mês de novembro. 

Isso significa que neste ano as grandes promoções serão ofertadas em:

  • 29 de novembro de 2024. 

No entanto, como já é esperado, o comércio varejista deve começar a liberar as promoções, ofertas e a campanha de Black Friday em:

  • A partir da primeira quinzena do mês de novembro. 

Cinco estratégias para aumentar as vendas na Black Friday 2024

Algumas estratégias da Magis5, um hub de integração e automação para marketplaces, que oferece suporte e ferramentas, para ajudá-lo a alcançar o objetivo de vender mais no e-commerce. 

Lei da Atração 

  • Uma página de vendas atrativa e bem projetada conecta o consumidor ao momento da compra;
  • Todos os elementos da página, incluindo textos, imagens e chamadas para ação, devem ser pensados para levar o usuário diretamente à etapa final da jornada: a compra.

O consumidor não está atrás apenas de um produto, mas sim de um benefício. Entenda qual atributo do item é mais chamativo e como isso pode melhorar a vida do consumidor. Use isso para chamar a atenção e convencê-lo de que ele precisa comprar aquele produto”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5.

Personalização

  • Personalizar produtos deixou de ser mero modismo e passou a ser uma tendência forte e importante para “fisgar” e fidelizar os consumidores;
  • Além disso, a personalização não só satisfaz o consumidor, mas também incrementa a imagem da marca, diferenciando-a do “lugar comum” e da oferta do “mais do mesmo” – algo cada vez menos desejado pelo comprador;
  • Quem não gostaria de ter um produto exclusivo com o qual se identifique imediatamente?.

Por meio dessas personalizações, é possível aumentar o poder de tomada de decisão dos negócios, melhorar o conhecimento sobre os clientes e gerar mais insights para o dia a dia“, ressalta Claudio Dias.

Otimização de Logística

  • Tanto a espera do consumidor quanto a pressão da entrega têm gerado muita ansiedade em ambas as partes. Por isso, é muito importante que a empresa garanta o prazo acordado, baseado em um tempo realista, dentro da capacidade produtiva, disponibilidade de estoque e na logística de transporte.

Automação

  • Manter-se competitivo significa aproveitar a tecnologia para agilizar suas operações e impulsionar o crescimento do seu negócio;
  • A automação permite que o lojista se concentre nas decisões estratégicas, em vez de ficar preso às tarefas cotidianas;
  • Por exemplo, um dos aspectos mais críticos da administração de uma loja é manter níveis de estoque precisos. Nesse sentido, um software de automação pode ajudar a gerenciar seu estoque, atualizando as quantidades de produtos em todas as plataformas em tempo real, reduzindo o risco de vendas excessivas ou rupturas de estoque;
  • Uma plataforma de automação é projetada para automatizar ao máximo as atividades operacionais, beneficiando tanto o gestor quanto sua equipe.

Integração

  • Diferente da automação, uma ferramenta de gestão integrada unifica o controle dos processos e indicadores da empresa. Ou seja, os empreendedores que precisam monitorar, otimizar os processos, acompanhar resultados e elaborar estratégias precisas para decisões mais assertivas encontram na gestão integrada a parceira ideal.

É salutar para um lojista investir em soluções que ao mesmo tempo ofereçam integração e automação, pois ambos levam à eficiência operacional, escalabilidade, restando tempo para focar em estratégias de crescimento e inovação“, reforça Dias.

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com