Benefícios automáticos começam no INSS facilitando a vida dos solicitantes; veja como funciona

Uma ótima notícia para quem precisa de benefícios por incapacidade! O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) implementou um sistema que agiliza a liberação de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos pela Justiça. A partir de agora, o processo, que antes era burocrático e demorado, será totalmente automatizado.

Essa agilidade é possível graças à nova ferramenta chamada INSSJUD, resultado de uma parceria entre o INSS e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira

Como funciona a nova ferramenta?

De acordo com a Folha de S. Paulo, a ferramenta INSSJUD permite a integração entre os sistemas do INSS e dos Tribunais Regionais Federais (TRFs). Assim, quando um juiz concede um benefício por incapacidade, a informação é automaticamente enviada para o INSS, que inicia o processo de pagamento. Com isso, essa nova ferramenta traz diversos benefícios a concessão, como:

  • Agilidade: a concessão de benefícios por incapacidade, que antes podia levar semanas ou até meses, agora pode ser realizada em poucos minutos;
  • Redução da burocracia: a automação do processo elimina a necessidade de envio de documentos e reduz a burocracia para o cidadão;
  • Mais justiça social: a agilidade no pagamento dos benefícios garante que as pessoas que precisam deles recebam o valor a que têm direito de forma mais rápida e eficiente.

Quais benefícios podem ser solicitados através da nova ferramenta?

  • Auxílio-doença previdenciário;
  • Auxílio-doença acidentário;
  • Aposentadoria por invalidez.

Quais tribunais já estão utilizando a ferramenta?

  • TRF-2 (Espírito Santo e Rio de Janeiro);
  • TRF-3 (São Paulo e Mato Grosso do Sul);
  • TRF-4 (Sul);
  • TRF-6 (Minas Gerais);
  • O TRF-1 está em fase de testes e os demais tribunais estão se adaptando para utilizar a nova ferramenta.

Como solicitar a aposentadoria?

Para iniciar o processo, é necessário reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, extrato do FGTS, além de outros documentos específicos dependendo do tipo de aposentadoria solicitada.

Após reunir a documentação, o trabalhador pode entrar em contato com o INSS através do site ou do aplicativo ‘Meu INSS para fazer a solicitação de aposentadoria.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.