Alerta INSS: Cidadãos devem evitar intermediários e acessar os serviços pela plataforma oficial

O INSS alerta para os riscos de usar intermediários na solicitação de benefícios da Previdência. Os pedidos devem ser feitos pelo próprio cidadão presencialmente ou através da internet. Pagar pelos serviços de intermediários não vai acelerar a aprovação do benefício.

Os benefícios do INSS podem ser solicitados nas agências da Previdência ou pelo sistema Meu INSS. A orientação do Instituto é que o próprio segurado faça o pedido. Diversas empresas oferecem serviço de intermediação ou aceleração dos pedidos, isso é golpe.

Nesse ano uma onda de publicações sobre empresas de assessoria no salário-maternidade tomou as redes sociais. Segundo apuração da especialista do FDR, Lila cunha, essas publicações escondem um golpe, afinal não é necessário pagar para solicitar o benefício.

Riscos de usar um intermediário nos pedidos ao INSS

Alerta INSS: Cidadãos devem evitar intermediários e acessar os serviços pela plataforma oficial
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
  • O alerta é do próprio INSS, que afirma que usar um intermediário traz riscos à segurança dos dados e documentos de quem precisa do benefício.
  • Essas informações, muitas vezes, são usadas em abertura de contas, solicitação de empréstimos e outras ações que podem prejudicar o cidadão.
  • Ao passar as informações de acesso da conta gov.br, usada no acesso ao sistema Meu INSS, para outras pessoas suas informações ficam vulneráveis.
  • Afinal, a conta Gov.br é usada para acessar diversos sistemas, como o da Receita Federal, Procon, Justiça Eleitoral, entre outros.

Canais oficiais de atendimento do INSS

  • Meu INSS
  • Central 135: atendimento de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
  • Parceiros por ACT
  • Agências da Previdência Social: oferecem atendimento presencial, gratuito e geralmente com agendamento pela Central 135.

Os pedidos do Benefício por Incapacidade Temporária também podem ser feitos nas agências dos correios de todo o país, veja como.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.