Em setembro todos os estados brasileiros passaram a oferecer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A primeira via do documento é totalmente gratuita, e possibilita a inclusão de vários registros em uma única carteira, o que promete facilitar a vida do brasileiro.
Esse novo modelo de documento é mais moderno que o atual RG e passa a ser obrigatório a partir de 2032. Por enquanto, o cidadão ainda pode escolher entre a atual versão ou a mais completa. Essa decisão pode ser tomada diretamente no órgão emissor do estado.
Um dos diferenciais da nova carteira de identidade é a possibilidade de incluir vários registros em uma única impressão. O que facilita a identificação do brasileiro, ao constar em uma carteira os seus dados completos.
O que muda na emissão da nova Carteira de Identidade
Ao procurar o órgão responsável para a emissão de novo documento de identidade ainda é possível optar por usar o RG. Neste caso, será preciso pagar uma taxa pela emissão.
Mas, para quem escolher a nova carteira de identidade serão reservados benefícios como:
- Um único documento de identificação, agora apenas o CPF que é válido em todos os estados;
- Versão física (impressa) e digital (disponível no App);
- O cidadão também pode optar por incluir no mesmo documento:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Número de Identificação Social (NIS);
- Cartão Nacional de Saúde;
- Título Militar e Carteira de Trabalho;
- Carteira de vacinação;
- Título de eleitor;
- Primeira via e renovação são gratuitas;
- Validade vitalícia para maiores de 60 anos.
Quais documentos levar para emitir a nova carteira de identidade?
Depois de agendar o seu atendimento no órgão emissor de documento civil do seu estado, como o Poupatempo ou Vapt-Vupt, o passo seguinte é comparecer com todos os documentos necessários.
Na primeira via não há nenhuma cobrança, e o cidadão pode incluir uma série de registros que estão em seu nome. Para isso, é obrigatório apresentar:
- Seu RG atual;
- Certidão de nascimento; ou
- Certidão de casamento (se for o caso);
- Todos os documentos que deseja incluir na impressão da CIN, como: registro profissional (ex.: OAB), comprovante de tipo sanguíneo, CNH, comprovante do NIS e outros.