Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram surpreendidos com uma notícia que facilitará a vida dos novos beneficiários a partir de 1 de janeiro de 2025: os segurados poderão solicitar um empréstimo consignado nos primeiros meses do benefício!
A previdência social ainda precisará realizar um leilão para contratar os bancos para disponibilizarem os benefícios.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, atualmente, durante os primeiros 90 dias após o início do benefício de aposentadoria ou pensão, a contratação de empréstimo consignado do INSS para aposentados é bloqueada.
Entenda a mudança do INSS para os aposentados e pensionistas
-
A partir do ano que vem, o INSS passará a oferecer um empréstimo consignado para os aposentados;
-
O benefício será oferecido para os segurados nos três primeiros meses da aposentadoria do INSS;
-
De acordo com o jornal O Globo, a mudança tem o objetivo de aumentar a proteção de aposentados e pensionistas contra o assédio dos bancos na oferta de empréstimos consignados;
-
Para entrar em vigor, o INSS realizará um leilão para escolher a instituição financeira responsável pela oferta do empréstimo consignado;
-
Além disso, o INSS visa valorizar a folha do instituto;
-
E aumentar a arrecadação com o leilão em R$ 1,3 bilhão até R$ 3 bilhões por ano.
Como funcionará a mudança do INSS para aposentados e pensionistas?
Atualmente, quem se aposenta ou começa a receber a pensão pela previdência social precisa esperar três meses para ter o direito de solicitar e receber o empréstimo consignado.
Essa linha de crédito pode ser pedida a qualquer banco ou instituição financeira que faça pagamentos do INSS.
A partir de 2025, os que se aposentarem ou começarem a receber pensão poderão contratar imediatamente o empréstimo consignado. Porém, a linha só poderá ser solicitada na instituição que o segurado recebe o benefício.
Após os 90 dias, o aposentado poderá pedir o empréstimo em qualquer instituição financeira.
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.
Ao todo, cerca de 28% dos brasileiros recebem algum pagamento do INSS.