Os pedidos de auxílio-doença agora estão mais fáceis, sendo possível fazê-los presencialmente nas Agências dos Correios. A parceria entre o Ministério da Previdência, INSS e Correios foi ampliada para atender mais pessoas. Confira agora como fazer o pedido.
Na última segunda-feira, 14, o Ministério da Previdência, INSS e Correios ampliaram a parceria que tem beneficiado a população. Através dela é possível solicitar o auxílio-doença sem precisar passar pela perícia médica. Essa ação tem acelerado a aprovação do benefício.
O objetivo da ampliação é possibilitar que os pedidos do Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença) possam ser feitos em todas as agências dos Correios espalhadas pelo país.
“São mais de 20 milhões de brasileiros atendidos pelo telefone (135), 75 milhões pela plataforma Meu INSS, e agora com os Correios vamos chegar a mais de 100 milhões de atendimentos ao mês. É isso que queremos fazer: dar capilaridade e atender o que a população precisa”, afirma o ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Como pedir o auxílio-doença nas agências dos Correios?
Nas agências os cidadãos darão entrada no requerimento do Atestmed, ou seja, a perícia documental. Para isso é necessário comparecer com os documentos pessoais e a documentação médica que comprove a necessidade do benefício.
Na agência o funcionário fará a digitalização dos documentos para inseri-los no sistema do INSS. Atenção, nos Correios só é possível solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária com até 180 dias de afastamento.
No Balcão Cidadão das agências dos Correios também é possível conferir o cumprimento as exigências para todos os pedidos do INSS.
Esse cumprimento de exigência acontece quando durante a verificação da documentação são identificadas pendências documentais. De forma simples, esse procedimento é uma complementação de documentos.
De acordo com a especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, o auxílio-doença sem perícia terá novo prazo.