Tentou sacar o Bolsa Família e deu ruim? Veja como resolver e quanto vai receber quando desbloquear

Disponível para os cidadãos brasileiros de baixa renda, o programa do Bolsa Família realiza de forma mensal pagamentos para os seus beneficiários. Atualmente, cerca de 21 milhões de famílias são contempladas com o benefício que tem o valor mínimo de pagamento de R$ 600.

No entanto, parte dos beneficiários têm enfrentado problemas e entraves para realizar a movimentação financeira do benefício. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, o pagamento é realizado por meio da conta da poupança social do Caixa Tem.

Dessa forma, é preciso utilizar o aplicativo, que está disponível neste link, para efetuar a movimentação financeira. Porém, caso o benefício tenha sido bloqueado, o cidadão precisará realizar a liberação no programa social para voltar a receber o benefício.

Tentou sacar o Bolsa Família e deu ruim? Veja como resolver e quanto vai receber quando desbloquear. (Imagem: FDR)

Segundo a revista Exame, uma série de questões podem levar ao bloqueio do benefício. Por isso, é preciso que o cidadão saiba qual razão levou ao seu bloqueio antes de solicitar a liberação.

As principais razões que levam ao bloqueio no programa social são as quebras das regras estabelecidas pelo Governo Federal. Isso porque o Bolsa Família atende a critérios especificados pelo Governo Lula que incluem desde a regularidade no cadastro do CadÚnico até a frequência escolar das crianças.

Saiba o que acontece quando o Bolsa Família é bloqueado e como resolver:

  • Caso o pagamento esteja com alguma restrição, o cidadão não poderá realizar o saque do seu benefício;
  • Além disso, ele ficará impedido de realizar qualquer tipo de movimentação financeira;
  • Nessa situação, a recomendação principal é de que o cidadão busque uma unidade do CRAS (Centro de Referência De Assistência Social);
  • No local, ele será orientado sobre o motivo do bloqueio;
  • Além disso, uma assistente social irá apresentar orientações sobre como realizar a liberação do benefício;
  • Em alguns casos, a liberação é imediata;
  • Mas, dependendo da situação, o desbloqueio pode levar alguns dias para ser realizado;
  • Por isso, o cidadão deve permanecer atento para evitar irregularidades no seu cadastro na iniciativa social.

Confira outras informações sobre o saque do Bolsa Família neste link.

 

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.