Motoristas a partir de 50 anos: Nova lei da CNH muda regras para esta faixa de idade; confira

No Brasil, mais de 70 milhões de brasileiros possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, é preciso ficar de olho nas mudanças causadas pela nova lei da CNH, principalmente para os habilitados que possuem mais de 50 anos. Eles são os mais afetados pelos novos prazos, que podem significar o fim de uma era. Veja quais são as mudanças na lei da CNH.

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre a carteira de habilitação, confira.

Entenda as mudanças da nova lei do CNH para brasileiros com mais de 50 anos

  • As alterações nas regulamentações de trânsito promoveram uma significativa transformação;

  • A principal mudança da medida é o prazo de validade para se adequar a novas demandas;

  • A CNH agora tem validade de 10 anos para pessoas com menos de 50 anos;

  • Pessoas com idade entre 50 e 69 anos, têm uma CNH válida por 5 anos;

  • Por fim, idosos com mais de 70 anos terão sua CNH válida por 3 anos.

Além da idade, a nova lei da CNH trouxe mais mudanças para os motoristas?

As categorias da nova lei da CNH vem confundindo os habilitados. Entenda quais são:

  • Categoria A: condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;

  • Categoria B: condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A;

  • Categoria C: condutor de veículo abrangido pela categoria B e de veículo motorizado utilizado em transporte de carga cujo peso bruto total exceda a 3.500 kg;

  • Categoria D: condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

  • Categoria E: condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D.

Motoristas de 50 anos têm descontos para renovar a CNH?

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).