Minha Casa, Minha Vida: consulte as faixas de renda e os critérios para iniciar o seu financiamento

O programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é uma iniciativa do Governo Federal, lançada em março de 2009 pelo presidente Lula. Sob a gestão do Ministério das Cidades, o programa visa facilitar o acesso à moradia popular por meio de subsídios e taxas de juros reduzidas, tanto em áreas urbanas quanto rurais, contribuindo para a diminuição do déficit habitacional no país. Desde sua criação, mais de seis milhões de casas foram entregues.

Minha Casa, Minha Vida: consulte as faixas de renda e os critérios para iniciar o seu financiamento. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Após um período de desmantelamento do Minha Casa, Minha Vida no governo anterior, o programa foi revitalizado em janeiro de 2023, com o objetivo de assegurar moradia digna para os mais necessitados. As novas diretrizes incluem melhorias significativas, como especificações aprimoradas para os imóveis, aumento do limite de renda para a Faixa 1, taxas de juros menores e maiores subsídios. 

A qualidade de vida das famílias é prioridade, e as novas habitações contarão com varandas, ganchos para redes e estrutura para ar-condicionado. Somente em 2023, mais de 10 mil unidades habitacionais foram entregues em 37 empreendimentos, e a retomada de 16 mil unidades foi registrada em 48 projetos

Nos próximos seis meses, está prevista a entrega de mais nove mil moradias pelo Minha Casa, Minha Vida e a reinicialização da construção de 21 mil. A meta até 2026 é contratar dois milhões de novas moradias pelo programa.

Faixas de renda do Minha Casa, Minha Vida 

Faixas urbanas:

Faixas rurais:

Requisitos do Minha Casa, Minha Vida

Etapas de aquisição do Minha Casa, Minha Vida

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile