Martelo batido sobre cobrança de 25% de IR em cima da aposentadoria; veja o que ficou decidido

Pago anualmente pelos contribuintes brasileiros, o Imposto de Renda (IRPF) obedece regras específicas que são determinadas pelo Governo Federal. Para alguns cidadãos, a alíquota de pagamento pode ser diferenciada. 

Martelo batido sobre cobrança de 25% de IR em cima da aposentadoria; veja o que ficou decidido. (Imagem: FDR)

De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, isso acontece porque o valor a ser pago depende da renda recebida mensalmente pelo cidadão. Além disso, também é preciso levar em consideração a idade do contribuinte, por exemplo.

Outro fator que pode influenciar é o local onde o contribuinte mora. Recentemente, uma decisão tomada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) trouxe alegria para os cidadãos que residem fora do Brasil. Para esse grupo, a cobrança do Imposto de Renda também deverá obedecer regras específicas.

Confira outros detalhes sobre o pagamento do Imposto de Renda:

“[Brasileiros residentes no exterior] Ficam sujeitos a uma única e elevada alíquota de 25% incidente sobre a totalidade dos rendimentos de aposentadoria ou pensão, sem poderem, ademais, realizar qualquer dedução. Julgo que isso evidencia a violação da isonomia, da proporcionalidade e da capacidade contributiva”, afirmou em seu voto.

Confira outras informações sobre a cobrança do Imposto de Renda neste link.

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile