Pagamento instantâneo se torna principal fonte de faturamento do MEI; entenda as vantagens do PIX

O faturamento do MEI tem sido impulsionado principalmente pelo uso do Pix como forma de pagamento. Conforme levantamento do Sebrae, 48% dos microempreendedores individuais já recebem mais da metade de suas receitas por meio dessa ferramenta.

Pagamento instantâneo se torna principal fonte de faturamento do MEI; entenda as vantagens do PIX. Imagem: FDR

Desde seu lançamento em 2020, o Pix se tornou quase universal entre os MEIs, sendo utilizado por 97% deles. Aqueles que ainda não aderiram ao sistema apontam razões como receio de impostos, medo de fraudes, falta de conta bancária ou o desinteresse pelo uso de aplicativos financeiros.

Segundo Valdir Oliveira, gerente de Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, essa inovação está promovendo a inclusão financeira dos pequenos negócios. Ele destaca que o Pix tem sido um facilitador importante para a bancarização dos MEI, integrando-os ao sistema financeiro. 

Com essa aproximação, torna-se mais simples acessar crédito, já que a ausência de dados claros sobre o faturamento do MEI é um dos maiores obstáculos para a análise de crédito e risco pelos bancos.

“A nossa pesquisa mostra que mais da metade dos microempreendedores individuais (54%) já usam a conta bancária da pessoa jurídica da empresa na hora de receber os pagamentos via Pix”, disse Valdir Oliveira.

Entenda o impacto o PIX no faturamento do MEI 

Segundo o Sebrae, o impacto do PIX no faturamento do MEI se dá na seguinte intensidade:

Vantagens do PIX para o faturamento do MEI

De acordo com o Blog Santander, as principais vantagens do PIX para o MEI se concentram em: 

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile