O faturamento do MEI tem sido impulsionado principalmente pelo uso do Pix como forma de pagamento. Conforme levantamento do Sebrae, 48% dos microempreendedores individuais já recebem mais da metade de suas receitas por meio dessa ferramenta.
Desde seu lançamento em 2020, o Pix se tornou quase universal entre os MEIs, sendo utilizado por 97% deles. Aqueles que ainda não aderiram ao sistema apontam razões como receio de impostos, medo de fraudes, falta de conta bancária ou o desinteresse pelo uso de aplicativos financeiros.
Segundo Valdir Oliveira, gerente de Serviços Financeiros do Sebrae Nacional, essa inovação está promovendo a inclusão financeira dos pequenos negócios. Ele destaca que o Pix tem sido um facilitador importante para a bancarização dos MEI, integrando-os ao sistema financeiro.
Com essa aproximação, torna-se mais simples acessar crédito, já que a ausência de dados claros sobre o faturamento do MEI é um dos maiores obstáculos para a análise de crédito e risco pelos bancos.
“A nossa pesquisa mostra que mais da metade dos microempreendedores individuais (54%) já usam a conta bancária da pessoa jurídica da empresa na hora de receber os pagamentos via Pix”, disse Valdir Oliveira.
Entenda o impacto o PIX no faturamento do MEI
Segundo o Sebrae, o impacto do PIX no faturamento do MEI se dá na seguinte intensidade:
-
97% do MEI aceitam Pix como forma de pagamento;
-
Para 48% dos MEI que aceitam Pix, essa modalidade de pagamento já é responsável por 51% ou mais do faturamento;
-
54% dos MEI recebem os pagamentos via Pix diretamente na conta da empresa.
Vantagens do PIX para o faturamento do MEI
De acordo com o Blog Santander, as principais vantagens do PIX para o MEI se concentram em:
-
Facilidade no fluxo de caixa: O faturamento do MEI pode ser otimizado com o uso do Pix, que permite receber pagamentos de forma rápida e segura, facilitando a gestão financeira;
-
Recebimentos mais ágeis: Com o Pix, os pagamentos são processados de maneira mais rápida do que as transferências tradicionais, acelerando a entrada de recursos e melhorando o faturamento do MEI;
-
Aumento da competitividade: A popularidade do Pix no mercado faz com que oferecer essa opção de pagamento torne o MEI mais competitivo, atendendo às expectativas dos clientes.