INSS volta atrás na decisão sobre liberação de benefícios com perícia virtual; veja o que muda

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou uma mudança em suas regras para a liberação do auxílio-doença. A partir de agora, alguns grupos de segurados terão que passar por perícia médica presencial para ter o benefício aprovado, mesmo que tenham iniciado o processo de solicitação de forma online.

A nova regra afetará principalmente os segurados que alegam doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, como dores nas costas e lesões nas articulações. Além disso, desempregados e segurados facultativos também serão obrigados a passar pela avaliação médica presencial.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

INSS volta atrás na decisão sobre liberação de benefícios
com perícia virtual; veja o que muda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Por que essa mudança?

Segundo o INSS, a decisão foi tomada após a identificação de um aumento significativo no número de pedidos e liberação de auxílio-doença para esses grupos, especialmente por meio do sistema Atestmed, que permite a realização da perícia médica de forma online. A autarquia suspeita de um possível aumento no número de fraudes e busca garantir a integridade do sistema.

Quais os impactos dessa mudança?

A volta da perícia médica presencial pode gerar filas de espera e atrasar o processo de liberação do benefício para os segurados afetados. Além disso, a medida pode gerar insatisfação entre os segurados que já haviam iniciado o processo de solicitação de forma online.

O que diz o INSS?

Em entrevista concedida à Folha de S. Paulo, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, justificou a mudança afirmando que a medida tem o objetivo de garantir a qualidade e a sustentabilidade do sistema previdenciário. Ele ressaltou que o Atestmed foi uma ferramenta importante para reduzir as filas de espera durante a pandemia, mas que é necessário aperfeiçoar o sistema para evitar fraudes e garantir que os benefícios sejam concedidos apenas aos segurados que realmente necessitam.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile