Governo dá solução para quem tem dinheiro esquecido e não fez o resgate no prazo

Terminou no dia 16 de outubro o prazo para resgate de dinheiro esquecido no SVR (Sistema Valores a Receber), disponível desde 2023. Quem não conseguiu receber o valor dentro desse período ainda terá um prazo de sete meses para reaver os valores. 

dinheiro
Governo dá solução para quem tem dinheiro esquecido e não fez o resgate no prazo
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A última atualização do Banco Central mostrou que 42 milhões de pessoas ainda não haviam procurado o SVR para retirar o dinheiro esquecido. Também foram registrados 3,6 milhões de CNPJs, ou seja, de pessoas jurídicas que também tinham valores para sacar.

O Banco Central facilitou recentemente a retirada de dinheiro esquecido por empresas que já foram encerradas. Foi permitido que o proprietário fizesse login usando apenas o sistema do Gov.br, com CPF ou CNPJ, sem necessidade de entrar em outro portal. 

O que fazer se não sacou dinheiro esquecido no prazo?

Caso tenha deixado o prazo original de saque do dinheiro esquecido passar, as pessoas físicas, herdeiros de falecidos e donos de empresas precisarão aguardar. O Ministério da Fazenda ainda vai publicar um edital com todas as informações sobre o resgate. 

Depois dessa publicação, um novo prazo será aberto com 30 dias para que os interessados entrem com um recurso administrativo e peçam o saldo que têm direito. 

Passado esse período, o governo ainda vai liberar uma nova chance. Serão dados mais seis meses para solicitação do dinheiro, mas neste caso por meio de uma ação judicial. Em suma, funcionará assim:

  • Prazo para pedir o dinheiro por meio de um recurso administrativo: 30 dias após a publicação do edital;
  • Prazo para pedir o dinheiro por meio de uma ação judicial: 6 meses após a publicação do edital. 

Passado todo esse período o dinheiro não resgatado será finalmente transferido para o Tesouro Nacional. 

Como consultar dinheiro esquecido 

A consulta do dinheiro esquecido continua disponível no SVR, mas agora funcionará por agendamento. 

  • Acesse o site do SVR;
  • Clique em “Consulte valores a receber”;
  • Preencha os campos com os seus dados;
  • Clique em “Consultar” e confira;
  • Caso você tenha valores a receber, basta clicar em “Acessar o SVR”. É preciso ter uma conta gov.br de nível prata ou ouro para entrar SVR.
  • Preste atenção à data que o Sistema de Valores a Receber vai informar. Essa data será um agendamento, e você poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência nesse dia. O agendamento será feito de acordo com sua data de nascimento. No caso das empresas, de acordo com a data de criação da companhia;
  • Na data agendada, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br, usando seu login gov.br para saber qual o valor disponível para saque e solicitar a transferência;
  • Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com