Estratégias de economia do INSS: descubra que benefícios estão na mira do novo pente-fino

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou um pente-fino em agosto deste ano. O processo é formalmente chamado de averiguação de dados, e tem como intuito rever os benefícios pagos atualmente, cortando os segurados que não têm direito a eles. 

Neste ano o foco são os benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e o BPC (Benefício de Prestação Continuada). O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou em entrevista coletiva que o tempo de pagamento do auxílio-doença é um fato que chamou atenção. 

Embora este seja um benefício de caráter temporário, há pessoas recebendo-o há mais de dois anos. Enquanto isso, o número de recebedores do BPC que é social e não previdenciário, também foi ponto de destaque. São pelo menos 6 milhões de pessoas tendo acesso a ele.

Quem vai passar pelo pente-fino do INSS?

A expectativa do poder público é de que o pente-fino do INSS no auxílio-doença e no BPC traga economia de R$ 10 bilhões ainda neste ano, e R$ 25 bilhões sejam poupados no ano que vem.

O foco do pente-fino do INSS, pelo menos neste ano, são apenas dois perfis de segurados que recebem o BPC ou o auxílio-doença. São eles:

inss
Estratégias de economia do INSS: descubra que benefícios estão na mira do novo pente-fino
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O que fazer se for chamado pro pente-fino do INSS

A convocação para o pente-fino está sendo enviada pelo INSS por SMS, carta ou pelo extrato bancário.

Caso seja notificado será preciso que o titular do benefício se apresente em um prazo de 45 a 90 dias. A mensagem vai informar o período para o titular do benefício apresentar provas de que tem direito ao salário. 

O INSS reserva o direito de voltar a liberar o benefício em um período de 6 meses após a atualização dos dados. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile