Atenção! Calendário do Bolsa Família muda em 680 cidades neste mês

Foi confirmado mais uma vez pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) o calendário de pagamentos unificado para o Bolsa Família. Isso significa que ao invés de considerar o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social), uma única data será usada para pagamento. 

Enquanto todo o resto do país precisará esperar entre os dias 18 e 31 de outubro para receber o benefício, para os moradores de 686 cidades o Bolsa Família caí já nesta sexta-feira (18). O modelo é usado como forma de movimentar a economia de municípios que estão vulneráveis.

Essa vulnerabilidade é justificada por algum tipo de desastre natural, como deslizamentos, enchentes, seca de rios e lavouras, entre outros. Como situações como essa acabam atingindo diretamente a vida da população, o MDS antecipa o auxílio para esse público. 

São 686 municípios de seis estados brasileiros nessas condições, vivendo situação de emergência ou estado de calamidade pública. 

bolsa família
Atenção! Calendário do Bolsa Família muda em 680 cidades neste mês
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Onde o calendário do Bolsa Família será antecipado?

Conforme foi citado pelo site do MDS, “A quebra do calendário escalonado permite que os beneficiários desses municípios utilizem o recurso recebido no primeiro dia de transferências, sem a necessidade de aguardar a data indicada conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS)“. 

Para ter acesso ao dinheiro do Bolsa Família nesta sexta-feira (18) é preciso:

  • Ser morador de uma cidade onde foi decretada situação de calamidade pública ou emergência;
  • São municípios localizados nos estados de: São Paulo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Acre, Amazonas e Rondônia. 

Número de cidades por estado

O estado do Rio Grande do Sul lidera o total de cidades beneficiadas porque segue o decreto de calamidade pública até dezembro deste ano devido as fortes chuvas de maio. Por isso, o Bolsa Família será antecipado para os gaúchos até o fim de 2024. 

  • Rio Grande do Sul: antecipação em 497 municípios, com 683,82 mil domicílios;
  • Sergipe: antecipação em 8 municípios, com 46,19 mil famílias;
  • São Paulo: antecipação em 45 municípios, com 110,79 mil famílias;
  • Amazonas: antecipação em 62 municípios, com 640,49 mil famílias;
  • Acre: antecipação em 22 municípios, com 132,79 mil famílias;
  • Rondônia: antecipação em 52 municípios, com 134,78 mil lares.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com