PIS/PASEP ainda pode ser sacado por 247 mil pessoas; saiba como fazer

De acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), pelo menos 247 mil trabalhadores ainda podem receber o PIS/PASEP neste ano. Ao todo, em 2024, foram beneficiados 26 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2022. 

pis/pasep
PIS/PASEP ainda pode ser sacado por 247 mil pessoas; saiba como fazer
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O calendário de pagamentos do PIS/PASEP para 2024 encerrou em agosto. Até aquele mês os trabalhadores estavam sendo contemplados por grupos, usando como referência o mês de nascimento do cidadão. 

Com o término do cronograma por escala, os valores ficaram disponíveis para que todos possam receber. Em agosto, segundo dados do MTE, ainda haviam 723,6 mil pessoas que não retiraram o benefício.

Em setembro o número caiu para 475,9 mil profissionais que poderiam fazer o saque. E agora o total é de 247 mil pessoas. Há um prazo para o saque do abono salarial, terminando em dezembro deste ano. 

Quem tem direito ao abono do PIS/PASEP em 2024?

O abono salarial do PIS/PASEP é pago uma vez por ano, sempre em cota única. Dessa vez estão sendo contemplados aqueles que trabalharam com carteira assinada em 2022, ano-base, e que atenderam aos seguintes critérios:

Como fazer o saque do abono do PIS/PASEP?

O saque do PIS/PASEP fica disponível em dois bancos, a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil. Os brasileiros têm até 27 de dezembro de 2024 para resgate do dinheiro, caso contrário terão que esperar até o calendário do próximo ano para conseguir receber. 

Caixa Econômica – paga o PIS para funcionários da iniciativa privada

Banco do Brasil –  paga o PASEP para funcionários públicos 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile