Novo ponto de atendimento do INSS facilita pedido de auxílio-doença em todo país

A fim de dar mais agilidade aos pedidos de Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fez uma parceria com os Correios. Além dos canais online, e das agências da Previdência, agora há outro local para fazer o pedido. 

O trabalhador que precisar se afastar do seu emprego devido a problemas de saúde poderá encaminhar o pedido do benefício pelo Correios. Serão pelo menos 2,6 mil unidades dos Correios que permitirão o envio de requerimentos do auxílio-doença para o INSS

Não se trata do envio de correspondência, mas sim do atendimento feito nestas unidades. Dessa forma, quem não tem acesso a internet, sente dificuldades em fazer o pedido online, ou ainda, está longe de uma agência do INSS para perícia, pode contar com o novo serviço. 

Pedido do auxílio-doença em uma agência dos Correios 

Um dos grandes diferenciais para quem fizer o pedido do auxílio-doença em uma agência dos Correios é que o prazo para ter uma resposta deve chegar a 15 dias. Uma das principais reclamações dos segurados é justamente a demora para ter a devolutiva do INSS. 

O prazo menor foi estipulado porque será usado o sistema do Atestmed, em que o trabalhador deve levar um atestado médico substituindo a perícia. Ao enviar o documento que descreve a situação de saúde do cidadão, e o prazo de licença recomendado, a análise é mais rápida. 

Nosso foco é garantir que o trabalhador tenha acesso facilitado aos benefícios a que tem direito, sem burocracia e com maior rapidez. Esta ação faz parte de um conjunto de medidas que visam melhorar a experiência do segurado e descentralizar o atendimento”, disse o diretor de benefícios do INSS, Vanderlei Barbosa dos Santos ao Correio Braziliense

Outro ponto importante desta parceria é que o INSS conseguirá chegar em regiões mais remotas, onde não há uma agência da Previdência Social, por exemplo. 

auxílio-doença
Novo ponto de atendimento do INSS facilita pedido de auxílio-doença em todo país
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Quem pode receber o auxílio-doença no INSS?

Todos aqueles que tiverem direito ao auxílio-doença no INSS poderão fazer o pedido, e enviar o atestado médico, usando os Correios. 

Para isso, o primeiro passo é atender aos critérios como:

  • Ter feito no mínimo 12 contribuições previdenciárias para o INSS;
  • Ter adquirido uma doença, ou incapacidade física ou mental, que o impeça de voltar ao trabalho. 

Para quem trabalha com carteira assinada o auxílio é liberado após 15 dias de afastamento por licença médica. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com