Governo Lula anuncia mudanças no PIS/PASEP 2024 e novo critério afeta trabalhadores

Com o objetivo de diminuir os gastos dos cofres públicos, o Governo Federal está realizando uma série de revisões e estudos em diversos programas, tanto assistencialistas quanto trabalhistas. Porém, as mudanças pensadas para o PIS/PASEP está assustando os brasileiros que trabalham com carteira assinada ou são servidores públicos. 

Caption

 

A proposta do governo é modificar o pagamento anual, como o do PIS/PASEP, para um bônus mensal baseado na produtividade e frequência do trabalhador brasileiro. 

Além de aumentar a visibilidade do programa e desvincular o benefício da Carteira do Trabalho, a medida visa incentivar os funcionários a voltarem ao mercado de trabalho, aumentar a sua produtividade e otimizar os gastos após o segundo turno das eleições municipais deste ano. 

A especialista Lila Cunha comenta sobre o PIS/PASEP, confira.

As regras do abono salarial já foram modificadas pelo Governo Federal?

R$ 228,6 milhões do PIS/PASEP 2024 ainda estão disponíveis 

Atenção, trabalhadores de carteira assinada e servidores públicos: você pode ter direito a entrar na fila para a divisão de R$ 228,6 milhões que ainda não foram sacados do programa PIS/PASEP. O calendário foi encerrado em agosto, mas o Ministério do Trabalho e Emprego identificou que 247 mil funcionários ainda não retiraram o benefício. 

Isso aconteceu porque uma parcela dos brasileiros não sabem que possuem o direito de receber o valor ou tiveram dados incorretos informados pelos empregadores. Caso não seja retirado, o dinheiro será devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador)

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile