Os habitantes de Recife têm até o dia 31 de outubro para garantir descontos no IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) de 2025 ao solicitar a inclusão do CPF na nota das Notas Fiscais de Serviços eletrônicas (NFS-e). Essa iniciativa permite que os contribuintes acumulem créditos ao contratar serviços na cidade, com potencial de redução de até 50% no valor do IPTU.
Esses créditos podem ser obtidos com diversos serviços, incluindo academias, estacionamentos, escolas particulares e lavanderias. A Secretaria de Finanças do Recife destaca a importância de incluir o CPF na nota, pois essa é uma maneira simples e eficaz de proporcionar um alívio financeiro aos cidadãos no próximo ano.
De acordo com Maíra Fischer, secretária de Finanças do Recife, essa é uma ótima chance para os cidadãos aproveitarem. A partir de novembro, os contribuintes poderão designar o imóvel onde desejam aplicar o saldo de créditos acumulados, garantindo benefícios adicionais ao solicitar o CPF na nota.
A indicação dos imóveis deve ser feita exclusivamente pelo Portal Recife em Dia ou pelo aplicativo Conecta Recife. Os cidadãos têm a liberdade de escolher qualquer imóvel em Recife, seja de sua propriedade, alugado ou pertencente a terceiros.
“É o momento de reunir todas possibilidades de gerar créditos para abater o valor do IPTU 2025 e o primeiro passo para garantir os descontos é solicitar as notas fiscais incluindo o CPF. Vale pedir no estacionamento, na lavanderia, na secretaria da faculdade, na escola do dependente, na academia, em qualquer lugar onde a pessoa contratou serviços, para que os créditos sejam computados”, explicou Maíra.
Como funcionará o CPF na nota na prática?
O funcionamento do acúmulo de créditos é bastante simples: sempre que uma empresa emite a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) e paga o tributo correspondente, o valor é convertido em créditos na conta do contribuinte. Assim, ao solicitar o CPF na nota, o cidadão consegue visualizar automaticamente os créditos acumulados no sistema da Prefeitura, facilitando a escolha do imóvel que receberá o desconto no IPTU.
Caso o contribuinte acumule créditos além do necessário para o abatimento de um único imóvel, ele pode utilizar o saldo restante para outros imóveis ou até mesmo guardar esse crédito por até cinco anos. Essa iniciativa é especialmente vantajosa para aqueles que utilizam com frequência diversos serviços ao longo do ano.