Disponível para os brasileiros que possuem vínculo formal de emprego, o abono salarial é pago anualmente para milhares de trabalhadores em todo o país. Nesse ano, o benefício foi fixado no valor máximo de R$ 1.412. Os recursos que são creditados por dois bancos já foram depositados nas contas dos trabalhadores.
No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, grande parte da população ainda não realizou a retirada do montante. Segundo um levantamento divulgado nesta semana pelo Governo Federal, cerca de 247 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial.
Com isso, um total de R$ 230 milhões segue disponível para saque. Vale lembrar que como os recursos possuem uma data limite para a retirada, a recomendação é de que o trabalhador se adiante e realize o saque do seu pagamento o mais rápido possível.
Neste ano, os trabalhadores contemplados serão os que realizaram atividades formais durante o ano de 2022. Caso tenha trabalhado com carteira assinada por um período mínimo de 30 dias, sendo ele consecutivo ou não, ele poderá realizar o saque até o dia 27 de dezembro.
Confira as outras regras para saque do PIS/Pasep:
- Para trabalhadores da iniciativa privada, o pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal por meio da conta social do Caixa Tem;
- Já para quem é funcionário público, os recursos são liberados por meio do Banco do Brasil;
- Atualmente, o pagamento é liberado para os trabalhadores que recebem em média até dois mínimos de remuneração mensal;
- Além disso, também é necessário que os trabalhadores estejam cadastrados há pelo menos cinco anos no PIS/Pasep;
- Para saber se foi contemplado, o cidadão pode realizar a consulta diretamente no aplicativo na Carteira de Trabalho Digital que está disponível para ser baixado neste link;
- Ao entrar ele deverá clicar na opção abono salarial e conferir se foi contemplado com o pagamento.
Confira outras informações sobre o pagamento do PIS/Pasep neste link.