Titular do auxílio-doença pago pelo INSS: veja as novas regras que afetam o seu bolso

Quem é titular do auxílio-doença no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ou é um contribuinte que pode necessitar desse benefício um dia, precisa estar atento a algumas mudanças. A Previdência Social está em busca da modernização deste salário.

NOVAS REGRAS DO AUXÍLIO-DOENÇA AFETAM O BOLSO DOS TRABALHADORES: VEJA O QUE MUDOU NO INSS

O Benefício por Incapacidade Temporária, como formalmente é chamado o auxílio-doença, passa a ser pago para o trabalhador de carteira assinada em situações que ocasionem a licença médica de mais de 15 dias. O INSS se responsabiliza pelo salário a partir do 16º dia.

Para os autônomos a partir do primeiro dia de licença já é possível pedir o benefício. Até agora o  auxílio não tem prazo mínimo ou máximo para ser pago. O perito médico é que vai indicar até quando é preciso que o pagamento seja feito, cobrindo o salário do trabalhador.

O auxílio-doença, junto com o BPC (Benefício de Prestação Continuada), está passando por um processo de averiguação de dados, chamado popularmente de pente-fino. Todos aqueles que recebem o benefício há mais de dois anos estão sendo convocados para uma nova perícia.

O governo entende que há muitas fraudes no recebimento do auxílio-doença pelo INSS, com pessoas falsificando informações nos laudos médicos e dificultando a verdade. Por conta disso, quem apresentar irregularidade pode perder o acesso ao seu benefício.

Mudanças no auxílio-doença do INSS que vão afetar o titular

Em busca de reduzir as fraudes, economizar dinheiro público e permitir que o auxílio-doença só chegue para quem realmente tem direito, o INSS está adotando algumas medidas.

As mudanças estão sendo colocadas em prática aos poucos, algumas já estão em vigor e outras ainda em estudo.

Novo prazo para liberar a perícia médica digital

Como funciona hoje:

Como deve funcionar em breve:

Novo limite para pedir a prorrogação do auxílio-doença

Essa medida já está valendo, tendo sido aprovada em setembro.

O instituto ressalta que o cidadão não será prejudicado pois no caso de agendamento de perícia o benefício é prorrogado, no mínimo, até a data da realização da perícia. (…) ao término do prazo de recebimento do benefício, se o cidadão não estiver apto para retornar ao trabalho, ele poderá solicitar a prorrogação do benefício”, explicou o INSS.

inss
Titular do auxílio-doença pago pelo INSS: veja as novas regras que afetam o seu bolso
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Mudanças no funcionamento da perícia digital

O governo também estuda mudanças na forma como a perícia digital, usando o Atestmed, funciona hoje. A ideia é alterar pontos como:

Como pedir o auxílio-doença no INSS?

O pedido do auxílio-doença é feito pelo Meu INSS, App ou site, tudo de forma online. Funciona assim:

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile