Mudanças no PIS/Pasep 2024: novo critério deverá ser adotado pelo Governo Lula

SãO PAULO (SP) — Disponível para os brasileiros que possuem vínculo formal de emprego, o PIS/Pasep é pago anualmente pelo Governo Federal para diversos cidadãos. Chamado de abono salarial, o benefício garante o pagamento de até um salário mínimo para quem faz parte do programa.

Mudanças no PIS/Pasep 2024: novo critério deverá ser adotado pelo Governo Lula. (Imagem: FDR)

Atualmente, o cidadão deve cumprir uma série de requisitos para garantir o pagamento. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, é preciso que o cidadão esteja inscrito no programa há, pelo menos, cinco anos. Essa inscrição é realizada no momento em que o cidadão tem sua carteira assinada pela primeira vez. 

Além disso, também é preciso que ele tenha realizado alguma atividade formal por, no mínimo, 30 dias durante o ano base do pagamento. Esse período poderá ou não ter sido consecutivo. 

Outra exigência é de que o valor da remuneração salarial mensal seja de até dois salários mínimos. No entanto, esse critério está sendo reavaliado pelo Governo Federal.

Saiba o que poderá mudar no pagamento do PIS/Pasep:

Confira outras informações sobre o pagamento do PIS/Pasep neste link

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile