Golpes no programa Desenrola? Não seja a próxima vítima

Apesar do encerramento, os criminosos seguem aplicando golpes com uso do programa Desenrola Brasil. As vítimas estão perdendo as quantias que seriam usadas para p pagamento de suas dívidas. Confira agora como não sair no golpe também.

Golpes no programa Desenrola? Não seja a próxima vítima 
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O programa Desenrola Brasil acabou no dia 20 de maio, mas continua sendo usado com “isca” para atrair vítimas. O objetivo dos criminosos é roubar quantias e informações pessoais das vítimas. Entender como esse golpe acontece pode te ajudar a não se tornar uma vítima.

Como identificar o golpe do Desenrola Brasil?

Primeiro é importante lembrar que o programa já foi encerrado, isso significa que qualquer proposta feita ao cidadão com uso do nome do Desenrola Brasil não é válida.

Assim, se você receber um e-mail, mensagem ou até ligação com uma suposta oferta imperdível, cuidado, é golpe! Isso significa que os anúncios de renegociação com descontos que circulam pela internet não são reais.

Por outro lado, para os empreendedores o governo continua oferecendo o Desenrola Pequenos Negócios.

O programa renegocia as dívidas dos micros, pequenos e médios empreendedores de todo o país. Mas, nesse caso é necessário fazer a renegociação diretamente com o banco.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica sobre o programa que livra os empreendedores das dívidas.

Como não cair no golpe do Desenrola Brasil?

A orientação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) é que os consumidores não façam pagamentos antecipados das negociações de dívidas. Essa regra vale para qualquer negociação.

É importante sempre confirmar que está fazendo a renegociação com a empresa correta. A Federação alerta também para jamais clicar em links desconhecidos.

“É muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e patrocinados em sites de busca. Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos”, orienta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Segundo o NetLab, laboratório de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) focado na circulação de informações digitais, de julho a agosto deste ano foram identificados 643 anúncios falsos com uso do Desenrola e Voa Brasil.

Os consumidores podem procurar os canais de comunicação das instituições bancárias ou as agências do Procon, caso suspeitem que estejam sendo vítimas de um golpe.

Golpes no programa Desenrola? Não seja a próxima vítima 
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Como renegociar as dívidas?

Agora que o Desenrola Brasil acabou ainda dá para renegociar as dívidas através do Serasa Limpa Nome. E o melhor, é possível conseguir descontos de até 90% e parcelar o pagamento. O nome do consumidor é limpo em até 5 dias após o pagamento da primeira parcela da negociação.

Na plataforma é possível renegociar as dívidas com diversas empresas, como o Nubank, Light, Enel, Banco do Brasil, Claro, Neoenergia, Natura, Avon, Mercado Livre, Havan e outras.

Alguns consumidores podem solicitar o empréstimo do Serasa para o pagamento da dívida. A taxa de juros é de 1.09% ao mês. A renegociação pode ser feita através de um dos canais abaixo:

Clique aqui e confira mais informações sobre o Serasa Limpa Nome.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile