Banco do Brasil inova e lança PIX por aproximação; saiba como utilizar de forma segura

O Banco do Brasil saiu na frente e lançou o PIX por aproximação, método que vai acelerar o pagamento. A fase piloto está disponível, por enquanto, em apenas duas cidades. Conheça mais essa nova forma de pagar as suas compras.

Banco do Brasil inova e lança PIX por aproximação; saiba como utilizar de forma segura 
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O PIX por aproximação já é real, pelo menos no Banco do Brasil. Nesse método basta aproximar o celular da maquininha e em poucos segundos o pagamento é confirmado. Essa forma de pagar contas já havia sido anunciada pelo Banco Central, mas o BB saiu na frente.

“O pagamento por aproximação caiu no gosto dos brasileiros, como podemos ver nas transações de cartões. Trazer essa experiência paradigmática para o Pix permite que o cliente opte pela forma de pagamento que preferir e reforça nosso culto à inovação. Nossa ambição segue: trazer ao mercado o que há de mais moderno, seguro e conveniente em meios de pagar e receber, seja para indivíduos, empresas ou entes públicos”, explica Pedro Bramont, diretor de soluções em meios de pagamentos e serviços do Banco do Brasil.

Assista ao vídeo do colunista do FDR, Ariel França, para saber mais sobre algumas mudanças anunciadas pelo BC para o PIX:

PIX por aproximação no Banco do Brasil

  • Atualmente esse método está em fase piloto, ou seja, sendo testado, em São Paulo e Brasília.
  • Segundo o BB os clientes podem fazer pagamentos em valores de até R$ 200 facilmente.
  • Basta conferir o valor na maquininha, abrir o app BB e selecionar a opção “Pix por aproximação”, fazer a autenticação biométrica ou digitar a senha de login do App, pronto.
  • Para pagamentos de valores acima de R$ 200 é necessário digitar a senha de transação, a mesma usada no PIX tradicional.
  • O BB também informou que as transações por aproximação contam com camadas de segurança que protegem os dados dos seus clientes.
  • O PIX por aproximação está disponível nas maquininhas da Cielo.

Fez um PIX errado? A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica  o que fazer para recuperar o valor.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.