O Banco Central, recentemente, anunciou mudanças na transferência via PIX por celular. A medida entrará em vigor a partir de 1º de novembro. Porém, nesta segunda-feira (14), os usuários de diversos bancos estão sofrendo com o sistema PIX fora do ar. Entenda o que motivou o problema e quais instituições foram afetadas.
O problema começou a ser repercutido pelos brasileiros nas redes sociais a partir das 10h. Com o número de reclamações aumentando cada vez mais, ficou perceptível que a falha do sistema não era isolada, mas sim um problema em escala nacional.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o PIX, confira.
Entenda o que aconteceu com o sistema PIX
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A semana começou com uma falha no sistema PIX;
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Vários usuários relataram problemas em diversas instituições financeiras para realizar transferência via PIX;
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Clientes do Nubank, Banco Inter, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, XP Investimentos, C6 Bank, PicPay, Mercado Pago, Sicoob, PagSeguro, Serasa, Sicredi, Stone, entre outros;
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O Banco Central informou que problemas técnicos foram responsáveis por tirar o sistema do ar, mas não comentou sobre o que causou esses problemas.
Mudanças no PIX
Criado em 2020, o PIX é uma das principais ferramentas utilizadas no país para pagamento de contas e compras, assim como transferências bancárias. A partir de 1º de novembro, todos os brasileiros que utilizam a modalidade pelo celular sofrerão com algumas novas regras para fazer as transferências.
As mudanças foram anunciadas pelo Banco Central com o objetivo de diminuir golpes e fraudes entre os brasileiros que utilizam a modalidade de transferência. Ao entrar em vigor, o valor das transações e o acesso ao PIX por dispositivos desconhecidos serão limitados.
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Agora, o valor das transações e o acesso ao PIX por dispositivos desconhecidos serão limitados;
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Ou seja, caso o acesso seja feito por smartphones e computadores que não estão cadastrados no banco do usuário, o valor da transferência via PIX será restrito a R$200;
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Por isso, fique atento e cadastre os seus aparelhos na sua agência bancária;
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O cliente que mudar de aparelho celular também sofrerá com a limitação;
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Porém, o limite será de R$ 1.000 por dia.