Benefício desconhecido por muitos idosos: liberado o reajuste de 25% na aposentadoria

Dar entrada na aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o sonho de muitos brasileiros e pode representar uma estabilidade financeira para os que estão saindo do mercado de trabalho. Porém, muitos não conseguem alcançar essa segurança. Por isso, o Governo Federal liberou o reajuste de 25% da aposentadoria. Veja quem pode solicitar e como pedir o benefício extra.

Porém, o aumento não será disponibilizado para todos os aposentados do INSS. Apenas os aposentados por invalidez receberão o aumento de 25%. Isso porque o bônus é concedido para ajudar financeiramente aqueles que necessitam de ajuda para atividades cotidianas e precisam contratar cuidadores e enfermeiros.

A especialista Jamille Novaes comenta sobre a modalidade de aposentadoria, confira.

Quem pode receber o aumento de 25%?

O INSS oferece as seguintes modalidades: aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial: voltada para funcionários que trabalham em condições de risco ou insalubridade, e aposentadoria por invalidez.

Benefício desconhecido por muitos idosos: liberado o reajuste de 25% na aposentadoria
Imagem: FDR

Para ter direito ao adicional, é necessário:

O bônus tem o objetivo de garantir que o beneficiário possa pagar pelos serviços de cuidadores, enfermeiros ou outros profissionais que ofereçam a assistência necessária sem comprometer a sua renda.

Como solicitar o aumento de 25% no pagamento do INSS?

O INSS oferece a oportunidade de receber até 25% acima do valor que já é pago pelo benefício do segurado atualmente. O reajuste pode ser solicitado no site ou aplicativo do Meu INSS. Veja o passo a passo:

Após aprovação, o adicional será incluído no benefício mensal do aposentado.

Aposentadoria por invalidez garante aumento de 25%

A aposentadoria por invalidez é concedida aos segurados que, devido a uma condição de saúde grave, se tornaram incapazes de desempenhar suas atividades profissionais, sem perspectiva de reabilitação.

 

YouTube video player
Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Sair da versão mobile