Disponível para cidadãos brasileiros que possuem baixa renda, o programa do Bolsa Família é responsável por atender mais de 20 milhões de famílias. O benefício que é considerado o maior programa social de transferência de renda do mundo, distribui mensalmente pagamentos para os seus inscritos.
No entanto, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, para garantir a manutenção do benefício é necessário que os cidadãos estejam atentos as regras de pagamento. Atualmente, o primeiro critério para fazer parte do programa é estar devidamente inscrito no CadÚnico.
Essa inscrição deve ser realizada pelo responsável familiar em uma unidade do CRAS. Além disso, ele deverá estar dentro da faixa de renda do programa. Atualmente, o pagamento é realizado para as famílias que possuem uma renda mensal familiar de, no máximo, R$ 218 por pessoa.
Caso atenda todos os critérios, a família será incluída no programa social. No entanto, a sua manutenção na iniciativa também obedece a outras regras. Atualmente, o Governo Federal determina que a família deverá manter o seu cadastro no CadÚnico atualizado.
O procedimento deve ser feito de forma regular. Caso não realize, ele poderá ter o pagamento suspenso ou passar por uma vistoria. Nesse caso, o cidadão receberá a visita de agentes do Bolsa Família.
Saiba quem poderá receber a visita:
- O Governo Federal determinou a realização de um pente fino nos cadastros do benefício;
- Com isso, todos os beneficiários deverão ter o seu cadastro analisado;
- A medida será tomada como forma de eliminar eventuais fraudes no programa social;
- Para tal, o Governo Federal realizará o cruzamento de dados com outros órgãos federais;
- Caso não seja possível comprovar as informações dessa forma, o cidadão poderá receber uma visita;
- Durante o atendimento, o agente do Bolsa Família irá observar a realidade do grupo familiar para comprovar se ela bate com o cadastro;
- Caso os dados estejam de acordo, ele continuará recebendo o pagamento do Bolsa Família.
Confira outras informações sobre as regras do Bolsa Família neste link.