A Secretaria de Fazenda do Estado da Paraíba (Sefaz-PB) liberou o boleto para que um novo grupo consiga fazer o pagamento do IPVA 2024 (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). O acesso a guia é feito de forma online.
Aos poucos a Sefaz-PB foi liberando o boleto de pagamento do IPVA 2024 para um grupo diferente. Dessa vez, os proprietários de veículos automotores que têm placa com final 0, já podem verificar se está disponível o código de barras para quitar a dívida.
Os contribuintes ainda têm três opções de pagamento, com desconto. Em muitos dos outros estados as Secretarias de Fazenda já não disponibilizam a quitação com desconto, agora quem ainda não fez o pagamento só tem a alternativa de pagar à vista.
Outra novidade anunciada neste mês é a adoção do sistema Pix para o recolhimento dos tributos estaduais, entre eles o IPVA. Neste caso, ao emitir a cobrança será preciso fazer a escolha pela modalidade no lado superior da guia à direita.
Formas de pagamento do IPVA 2024 na Paraíba
Apenas os contribuintes com veículos de placa final 0 é que terão a opção de pagamento parcelado ou com desconto. Todos os demais, com placas de final 1 ao 9, estão pagando as guias parceladas ou só poderão quitar o IPVA 2024 à vista sem desconto.
Para o mês de outubo, a Sefaz-PB disponibiliza o boleto de pagamento dos proprietários de automóveis de placa final 0 dando as seguintes opções para quitar a quantia:
- pagamento em cota única à vista até o dia 31 de outubro com desconto de 10%;
- parcelamento em três vezes, sendo a primeira com vencimento até o dia 31 de outubro; e
- pagamento total do IPVA, sem parcelas e sem desconto, até o dia 30 de dezembro.
Como emitir o boleto de pagamento do IPVA 2024 PB
O boleto de pagamento do IPVA 2024 deve ser emitido no site da Sefaz-PB. Para isso, será preciso informar o número de CPF ou CNPJ do proprietário, placa e Renavam do veículo.
- Acessse o site da Sefaz-PB e clique em “IPVA”;
- Na opção “Serviços”, escolha “Emitir boleto”;
- Preencha os campos com os dados do proprietário e do automóvel.
Os veículos acima de 15 anos (fabricação até o ano de 2008), e os proprietários de motocicletas de até 170 cilindradas estão isentos de pagar o IPVA neste ano de 2024, por meio da Lei 12.489/2022.