Uma medida anunciada recentemente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe muita apreensão para os beneficiários do órgão federal. Isso porque o instituto anunciou que realizará um pente fino nos seus pagamentos. A medida terá o objetivo de prevenir e eliminar eventuais fraudes nos pagamentos de benefícios.
O pente fino do instituto deverá afetar principalmente os cidadãos que recebem benefícios temporários. Para tal, o INSS realizará o cruzamento de dados da instituição com o de outros órgãos federais. A medida será realizada para identificar outras fontes de renda dos beneficiários.
Atualmente, o foco da análise será no pagamento do auxílio doença. Isso porque o benefício temporário é garantido pelo trabalhador no momento em que ele não possui mais condições de realizar o seu trabalho. No entanto, em alguns casos, o INSS identificou que os beneficiários têm voltado ao trabalho.
Esse retorno representa uma irregularidade que pode levar a exclusão do benefício. De acordo com a especialista do FDR, Lila Cunha, os cidadãos que forem flagrados cometendo a irregularidade terão o pagamento suspenso.
Saiba como funcionará a malha fina do INSS:
- O pente fino contará com a análise de dados do INSS;
- Para tal, o instituto irá cruzar as informações com os outros órgãos federais;
- Caso identifique o recebimento de outros pagamentos, ele pedirá explicações ao beneficiário;
- No caso do auxílio doença, se for compravada a realização de outro trabalho, o benefício será cortado;
- Para evitar ser afetado, o cidadão deverá ficar atento as regras do seu benefício;
- Caso esteja irregular, ele precisará regularizar a sua situação para evitar um possível corte;
- Além disso, será preciso ficar atento aos comunicados do INSS sobre a sua situação.
Confira outras informações sobre o pente fino do INSS neste link.